OS DEZ +

Rating:
Category:Other
Visita à Bienal com Juliana Monachesi

Casa Contemporânea, juntamente com Juliana Monachesi, organiza duas visitas à Bienal, nos dias 01 e 08/12/2010. Os encontros iniciam-se às 14:30 na Casa Contemporânea de onde, depois de um cafezinho, seguiremos para a exposição.
A idéia dos dois encontros é discutir as questões mais recorrentes da produção contemporânea a partir de um recorte que aponta as dez melhores obras apresentadas na Bienal de São Paulo. As obras não serão abordadas segundo a leitura da curadoria, uma vez que, para ser uma relevante obra de seu tempo, a arte produzida hoje é inescapavelmente de cunho político.

Os dez artistas cuja obra será discutida são Carlos Bunga, Chantal Akerman, Cildo Meireles, Francis Alÿs, Graziela Kunsch, Isa Genzken, Jimmie Durham, José Spaniol, Sandra Gamarra e Steve McQueen. Nas duas visitas à exposição, trabalhos de outros artistas serão apreciados, sobretudo a partir do interesse dos participantes.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail casacontemporanea370@gmail.com ou pelo telefone (11) 2337-3015. São só 10 vagas!
Dias 01 e 08/12 – das 14:30 às 19h.
R$ 150,00 (os dois encontros)

Sobre Juliana
Juliana Monachesi é jornalista especializada em artes visuais e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde defendeu a dissertação "Quebra de padrão - Novos paradigmas para a crítica de arte no contexto da cultura digital", sob orientação da professora doutora Giselle Beiguelman. É colaboradora regular do Canal Contemporâneo e também do jornal Folha de S.Paulo, além de escrever para diversas revistas culturais, como Bravo! e DASartes. Como crítica de arte, integra desde o início de 2002 os grupos de crítica da Temporada de Projetos do Paço das Artes e do Centro Universitário Maria Antonia; manteve coluna mensal de crítica de arte, entre julho de 2005 e abril de 2007, na revista Bienart. Dirigiu durante três anos (2007-2009) o espaço de experimentação e.d.e.nº343. Foi curadora-adjunta do projeto Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2001/2003 e realizou as curadorias "afotodissolvida" (2004), no Sesc Pompéia, "Arquiteturas subjetivas" (2003), no Paço das Artes, "A casa onírica" (2003), na semana de arte contemporânea de São João da Boa Vista, e "Manifestos contemporâneos" (2003), no Sesc Vila Mariana, entre outras. É formada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, onde realizou, como trabalho de conclusão de curso, em 2000, o livro-reportagem "Sem título – Arte brasileira da década de 80 a 2000".

Nenhum comentário:

Postar um comentário