2º debate - Fronteiras: lugar do estrangeiro




Dando continuidade à proposta da curadora da exposição "Fronteiras: lugar do estrangeiro" Alessandra Parente, aconteceu na sexta-feira, 14/09 o 2º debate com participação de Noemi Moritz Kon e Marcelo Salles

A arte e a psicanálise têm “cura”?
Não é de hoje a polêmica sobre a “cura” em psicanálise. Para aqueles que são da área, a ideia de “curar” ou “ser curado” pela análise é discutível desde Freud e seu texto Análise terminável e interminável. O termo “curador”, que designa aquele que idealiza e organiza uma exposição de arte, está etimologicamente ligado às ideias de cuidar, zelar, tratar. Avizinhar essas duas áreas pode ser uma oportunidade para rediscutir o modo como essas práticas são vistas e conduzidas nesses diferentes segmentos. Para compor esse debate com o público, o curador independente Marcelo Salles e a psicanalista Noemi Moritz Kon se encontraram na Casa Contemporânea.

Noemi Moritz Kon é psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, professora curso “Conflito e Sintoma: Clínica Psicanalítica” do mesmo Departamento, Mestre e Doutora pelo Departamento de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP. Autora de Freud e seu Duplo. Reflexões entre Psicanálise e Arte, S. Paulo, Edusp/Fapesp, 1996, A Viagem: da Literatura à Psicanálise, São Paulo, Companhia das Letras, 2003 e organizadora/apresentadora de 125 contos de Guy de Maupassant, São Paulo, Companhia das Letras, 2009.

Marcelo Salles é curador independente e arquiteto. Desenvolve pesquisa historicista e teoria crítica em artes visuais e arquitetura; Criou e dirige, juntamente com Marcia Gadioli, a Casa Contemporânea, espaço de atelier, exposições e debates (2009). Estudou História da Arte com Rodrigo Naves (2010-2011). Formado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Mackenzie (1993).

Coordenação: Alessandra Parente

Alessandra Parente Psicanalista. Além do trabalho clínico, desenvolve o doutorado na Psicologia Social da USP, estabelecendo diálogos entre Artes Visuais e Psicanálise. Também é professora de Psicanálise e autora de artigos que estão na interface da Psicanálise com as Artes. É mestre em Psicologia Clínica (PUC–SP), bacharel em Filosofia (USP) e formada em Psicologia (PUC-SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário