artistas da Casa na exposição 'Escalas"

Os artistas Bruno Mendonça, Rafaela Jemmene e Renato Pera participam da exposição "Escala"que acontece no estúdio Álvaro Rasuk, dia 04 de maio de 2013 às 14h.



Exposição “Escalas” investiga relações entre arte e arquitetura
Espaço pretende ser plataforma de projetos interdisciplinares, explorando novas práticas curatoriais
O Estúdio Alvaro Razuk recebe a partir de 04 de maio, às 14h, sua primeira mostra coletiva, a primeira aberta à visitação e a terceira a ocupar o espaço. Com apoio das galerias Fortes Vilaça, Luciana Brito e Marília Razuk, a exposição “Escalas”, organizada pelo jovem curador Bruno Mendonça, propõe investigações e discussões que permeiam as relações entre arte e arquitetura.
Em “Escalas”, Bruno Mendonça reúne artistas nacionais e estrangeiros cujas pesquisas e poéticas envolvem, em diferentes suportes, as relações entre arte e arquitetura. Participam da mostra os artistas brasileiros Aline Van Langendonck, Ana Mazzei, Débora Bolsoni, Raquel Garbelotti, Rafaela Jemmene, Luiz Roque e Renato Pera, o francês Raphaël Zarka, a espanhola que vive no Brasil Sara Ramo e o renomado artista mexicano Hector Zamora.
O principal objetivo desta exposição não é promover respostas, nem representar linhas teóricas, mas adicionar através das poéticas desses artistas diversos vértices neste campo de discussão. A escolha desses artistas específicos para ativarem um espaço não convencional, no caso um escritório de arquitetura, se deu pelas escalas subjetivas, projetuais, conceituais, políticas e de fato, espaciais, encontradas nos trabalhos destes artistas.
Estúdio Alvaro Razuk
O escritório do arquiteto, criado em 1989, está localizado em um edifício de traços modernistas no largo do Arouche, no centro de São Paulo. Dedicado a projetos museográficos, cenográficos e arquitetônicos, sua equipe inter-disciplinar já realizou trabalhos de destaque no Brasil e em diversos países. O Estúdio Alvaro Razuk, que vem se destacando na elaboração e coordenação de projetos culturais desde sua concepção até a entrega final e aproveita o momento de ebulição artística no Brasil para abrir suas portas a projetos situados na fronteira entre a arte e a arquitetura, explorando novas práticas curatoriais.


Exposição “Escalas”
Abertura: 04 de maio de 2013, às 14h
Período expositivo: de 05 de maio a 29 de junho de 2013
organização: bruno mendonça


Rafaela Jemmene.
 Da série: "Projetos Possíveis", desenho, grafite sobre papel quadriculado vegetal, 21 X 30 cm, 2013.






Renato Pera
Survival City (da série Para Max Ernst), 2012. Desenho digital. Backlight – impressão sobre acetato, sistema de luz, montado em caixa desenhada pelo artista. 67 x 87 x 11 cm. Sem edição.






Em “Escalas” convidei artistas com os quais já trabalhei anteriormente em outros projetos e/ou que fazem parte de minha pesquisa. A escolha desses artistas específicos para ativarem esse espaço se deu pelas diversas relações entre arte e arquitetura encontradas em seus projetos artísticos. As possíveis relações entre esses campos e suas complexidades foram as bases conceituais para esta exposição que realizada em um espaço não convencional, no caso um escritório de arquitetura, somam outras camadas de leitura.

As relações entre arte e arquitetura e as discussões sobre as noções de espaço na arte contemporânea são vastas e contínuas. O objetivo desta exposição não é promover respostas, nem representar linhas teóricas. O objetivo desta exposição é de adicionar através das poéticas desses artistas diversos vértices neste campo de discussão.

Dessa forma o termo “escala”, aqui utilizado no plural foi apropriado para pensarmos em diversos tipos de escalas presentes nos trabalhos destes artistas, escalas subjetivas, escalas projetuais, escalas conceituais, escalas políticas e escalas de fato espaciais.

No trabalho desses artistas podemos encontrar questões entre o micro e o macro, lugares e não lugares, público e privado, a obra de arte como projeto, processo e pesquisa, assim como diversas noções de espaço, seja ele malogrado, diminuto, alterado, construído/desconstruído, apresentando também estados de efemeridade, invisibilidade e mimesis. 

Bruno Mendonça é formado em Comunicação Social pela Universidade Mackenzie e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professor no curso de Comunicação e Multimeios da PUC-SP e de Audiovisual da FMU. De 2010 a 2012 realizou com apoio da CAPES a pesquisa “Poéticas Virais – Questões Multimidiáticas na Contemporaneidade”. Desde 2010 é organizador juntamente com a artista Rafaela Jemmene da plataforma “sobrelivros”. Atua desde 2007, como artista, pesquisador, educador e curador, organizando e desenvolvendo projetos interdisciplinares e colaborativos. Atualmente é colaborador/pesquisador nos grupos de pesquisa “Arte e Meios Tecnológicos” (AMT) e “Criação e Comunicação nas Mídias” (CCM), ambos na PUC SP .


Exposição “Escalas”
Abertura: 04 de maio de 2013, às 14h
Período expositivo: de 05 de maio a 29 de junho de 2013

outros artistas que participam desta exposição:
raquel garbelotti / debora bolsoni /
hector zamora / raphaël zarka /
sara ramo / aline van langendonck /
ana mazzei / rafaela jemmene /
renato pera / luiz roque


Estúdio Alvaro Razuk
Largo do Arouche, 161, República, tel. (11) 3661-8111 / 9 9828-5484.
*Horário de Visitação sob agendamento prévio: Seg a sex., 11h/18h; Sab. a partir das 16h.
www.prototexto.blogspot.com | http://alvarorazuk.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário