Janela Muda - exposição de Rita Balduino

A exposição Janela Muda da artista visual Rita Balduino está em cartaz na Casa Contemporânea até 15/06/2013. Venha visitar!


Não entre em contato com a Central, 2013
Instalação de parede, impressão digital em papel fotográfico com laminação fosca








A distância é um lugar perto dos olhos, 2013
Instalação, projeção de vídeo em Mpeg-4, sem áudio, colorido e objeto-título em neon










      





Caixa de Diálogo #1, 2013                                                             objeto instalativo





No dia 08/06 a artista Rita Balduino estará na Casa Contemporânea para um bate papo sobre sua exposição. Sábado, as 15:30.
Compareça! 
Rua Capitão Macedo, 370 - Vila Mariana - SP.
Pedimos confirmar presença pelo e-mail casacontemporanea370@gmail.com ou pelo telefone (11) 2337-3015. 


um texto sobre Janela Muda: 

Nesta exposição apresento obras do processo de pesquisa realizado no último ano em que abordo questões da imagem digital. O desenvolvimento do trabalho se deu a partir de uma residência artística autoproposta ao transferir meu ateliê para a Casa Contemporânea, passando a participar de grupos e cursos ministrados neste espaço cultural.  Opero com imagens digitais como procedimento de linguagem.  Instalações, fotografias e objetos integram a mostra.
Em "Não entre em contato com a central" proponho um contraponto à difusão apressada no mundo da informação, que estabelece um tipo específico de condicionamento temporal, numa ação de resistência aos espaços de mídia que permeiam a quase totalidade da vida contemporânea e moldam o nosso entendimento de mundo.
"A distância é um lugar perto dos olhos" aborda a questão da visibilidade das coisas e do próprio ato de ver. Quando transformo o espaço de circulação em espaço de visão, por meio de uma intervenção na arquitetura,  apresento uma projeção e o objeto-título em neon, com os  quais evidencio a obsessão do olhar, enfatizando um jogo ambíguo entre distância e presença, entre o tangível e o visível.
Em "Caixa de Diálogo #1" parto da ideia de arquivos corrompidos através da transformação de imagens em texto. Alegoria da Caverna de Platão? Caixa-Preta de Flusser? Como tirar o véu daquilo que não se pode atingir? O que se vê projetado é o positivo, as letras e sinais de uma linguagem codificada, mas é no seu negativo que estaremos imersos, caminhando na sombra da grande caixa.
O Projeto da mostra foi desenvolvido por meio de interlocuções com a artista Rafaela Jemmene.


Rita Balduino



Nenhum comentário:

Postar um comentário