Intervenção na Vitrina do Masp por Rita Balduino - Conversa com a artista dia 15/03/2014


“Caixa de diálogo #2 – A vitrina como caixa de texto e dispositivo de inacessibilidade” 

A Vitrina como caixa de texto e dispositivo de inacessibilidade é um desdobramento de trabalhos anteriores que surgiram da investigação de arquivos digitais corrompidos.
Numa relação entre atração e inacessibilidade, características em comum tanto de vitrinas quanto de imagens-técnicas, neste projeto a artista propõe ocultar grande parte da transparência do vidro com os códigos-fonte resultantes da transformação de imagens em texto.
Uma imagem digital, qualquer fotografia feita com um celular, por exemplo, é formada por estes códigos-fonte, estrutura textual que é, na verdade, o lado de dentro da imagem, o seu corpo no meio digital. Ao projetar uma estrutura deste tipo na vitrina, um meio completamente diferente do digital, a artista articula um jogo de traduções e incompatibilidades para refletir sobre a intensa circulação da informação.








De 17 de fevereiro a 18 de maio de 2014 na Estação do Metrô Trianon-MASP .

Vitrinas do Masp é um projeto que tem como proposta a ocupação das vitrinas da estação Trianon-Masp como espaços de intervenção para artistas contemporâneos. 
Curadoria: Regina Silveira 
Coordenação: Renato Pera 
Realização: Artistas, Museu de Arte de São Paulo e Ação Cultural do Metrô de São Paulo.


No dia 15 de março de 2014 haverá um encontro com a artista no Pequeno Auditório do museu. Evento gratuito com vagas limitadas. 
Inscrições: educativo@masp.art.br

Sobre a artista: Rita Balduino (1963, São Paulo / SP) vive e trabalha em São Paulo. É formada em Psicologia e pós-graduada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes. Em sua pesquisa elege a imagem digital como procedimento de linguagem, desenvolvendo projetos de instalações, fotografias, objetos e livros. Participou de exposições no Brasil e no exterior, tendo realizado, em 2013, a sua primeira exposição indiviual em São Paulo. Seu trabalho integra acervos de museus e bibliotecas em Barcelona, Santiago de Compostela e Suécia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário