Texto Exposição DesOcupação

Rating:★★★★★
Category:Other
DesOcupação


Quando entramos pela primeira vez nesta casa ficamos fascinados não só pelos espaços em si e suas possibilidades, mas também pela carga de lembranças que ela ainda hoje possui.
Ao longo de um processo de quatro meses, a idéia de viabilizar uma exposição utilizando esses espaços foi adquirindo forma; e ela só se tornou possível pelo empenho dos integrantes do grupo de estudos em arte contemporânea issotudoégrupo, composto também por Gilda Morassutti e Rafaela Jemmene, que contribuíram decisivamente na viabilização dessa idéia.
Assim sendo, definiu-se um eixo curatorial onde os trabalhos deveriam lidar com o tema “espaços” em suas várias interpretações possíveis.
Elaboramos o texto conceituando a exposição e cada um dos quatro integrantes do issotudoégrupo indicou artistas que tivessem trabalhos que seguissem o eixo definido. Visitamos ateliês, artistas visitaram a casa, reuniões aconteciam quase que diariamente, tudo concorrendo para que artistas, trabalhos e espaços fossem se definindo.
Daquela idéia inicial de lidar com espaços, os trabalhos escolhidos foram tornando o diálogo pretendido ainda mais instigante: fotografia, pintura, desenho, instalação, vídeo, site specific, gravura; mostram espaços que deixaram de existir, mas mantém suas marcas, espaços reconhecíveis ou não, imaginários, ativados por trabalhos que causam estranheza ou inspiram delicadeza, espaços visíveis vistos de outro modo.
Ao abrirmos as portas a você queremos que se sinta em casa. Que caminhe pelos cômodos, que guardam as marcas da ocupação anterior, onde os trabalhos dialogam de várias maneiras, numa espécie de celebração do que foi e do que é, mas, principalmente, do que virá a ser a Casa Contemporânea. Seja bem vindo.


Márcia Gadioli e Marcelo Salles

Nenhum comentário:

Postar um comentário